segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O despertar dos gigantes. (De quase todos)


O último fim de semana foi recheado de clássicos pelo Brasil afora, e inclusive fora dele.

Santos 2x0 São Paulo – Após um jogão de bola na Arena Barueri, Rogério Ceni disse que o segundo tempo do São Paulo havia sido um "chocolate" para cima do Santos. E realmente o São Paulo jogou mais bola: marcou melhor, chutou mais... Ainda assim, não teve eficiência na hora de colocar para dentro do gol. Elano e Maikon Leite tiveram, pela quinta vez nesse campeonato, e dividem a artilharia da competição. Apesar das estatísticas da partida, apesar de todos os desfalques e mesmo com o Fluminense se mantendo 100% lá no Rio, o Santos continua mostrando porque é o melhor time do país hoje, e lidera o Paulistão desde o início.

Portuguesa 0x2 Palmeiras – No Canindé, os dois times criaram boas chances no primeiro tempo, mas sem conseguir abrir o marcador. Marcos fez mais uma grande partida, seguro nos lances de perigo. Felipão mexeu bastante no modo do time jogar durante o segundo tempo, e a Portuguesa foi cedendo espaço. Nos momentos finais, os gols palmeirenses: Cicinho e Kléber. Liderança dividida com o Santos, após uma inesperada sequência de 4 vitórias.

São Bernardo 2x2 Corinthians – Para o ex-presidente Lula, presente no estádio, o jogo até poderia ser considerado um clássico. E assim como ele queria, o Corinthians empatou pela quarta vez em cinco jogos esse ano. Pelo menos o Tite ainda pode dizer que está invicto no comando do time. Na oportunidade dada aos reservas corinthianos no ABC, destaque para o golaço do estreante Cachito Ramírez, com direito a jogadinha de futsal. Mas o que a torcida quer mesmo é que ele repita sua dancinha peruana lá na Colômbia quarta-feira que vem.

Para não dar uma de Mick Jagger, Lula resolveu ficar em cima do muro. Parece que deu certo.
(Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press)

Grêmio 2x1 Internacional – O Gre-Nal foi diferente não só por ser o time reserva do Grêmio contra o time B colorado, mas também por ser realizado no Uruguai. A favor dos tricolores estava o fato de possuírem, em sua maioria, jogadores que já tiveram chances no time principal. Viraram o jogo na falha do defensor do Inter, após um caminhão de gols perdidos. O Grêmio, dessa vez o titular, tem outra missão uruguaia nesta quarta-feira. E o seu nome é Liverpool.

Vasco 1x2 Flamengo – Nada é tão ruim que não possa piorar. O atual momento do Vasco da Gama não é uma crise qualquer: quatro derrotas consecutivas, 0% de aproveitamento na Taça Guanabara, eliminação precoce após perder o clássico, demissão do técnico e de alguns jogadores. O Flamengo não quis nem saber do mau momento do rival, e o Thiago Neves só faltou entrar com bola e tudo após lindo gol por cobertura. Na próxima quarta o Flamengo também tem sua decisão. Ou melhor, Vanderlei Luxemburgo terá que decidir quem sai do time para a estréia de Ronaldinho Gaúcho, contra o Nova Iguaçú.

Não dá mais para encobrir a crise do Vascão. Mas encobrir o Fernando Prass, o Thiago Neves consegue.
(Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia)

Ainda no Rio de Janeiro, o Fluminense de Fred divide a liderança do seu grupo com o Botafogo, que possui melhor saldo de gols.

Por fim, o Campeonato Mineiro, que começou com vitórias suadas – porém merecidas – dos grandes. Antes de abrir 3x0 na Caldense, o Cruzeiro teve que suar muito a camisa em Sete Lagoas, e o Galo só conseguiu virar para 2x1 contra o Funorte de Montes Claros graças à marcação de um pênalti pra lá de duvidoso a seu favor.

________

Hoje a Seleção Brasileira Sub-20 começa o hexagonal final em busca da vaga para Londres ’12. O jogo contra o Chile começa à 00h10, na madrugada de segunda para terça-feira. É hora de voltar a mostrar o bom futebol do início da competição para não correr riscos lá na frente. Futebol a gente tem, e de sobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário